O CEO da Inovar Sistemas, Renato Carradore, com Renato Santana, Jessé Mota e Carol Turnes, da FEBA CAPITAL
O CEO da Inovar Sistemas, Renato Carradore, com Renato Santana, Jessé Mota e Carol Turnes, da FEBA CAPITAL

Foto: Folha Tubarão

A Venture Capital – empresa que faz aportes financeiros em startups de grande potencial – americana, FEBA CAPITAL, acaba de anunciar o seu mais novo investimento na plataforma de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), Inovar Sistemas, empresa araranguaense.

Com a aplicação na fintech, que vem registrando um crescimento de cerca de 40% ao ano, a FEBA CAPITAL planeja a sua maior integração entre as startups aceleradas no Brasil. O investimento é o primeiro de uma série de novos aportes planejados pela Venture Capital para o mercado nacional, que já conta com empreendimentos de diferentes segmentos trabalhando de maneira totalmente conectada.

Fundada em 1999 na cidade de Araranguá (SC), a Inovar Sistemas é uma startup que fornece tecnologia ERP para empresas de diferentes segmentos do mercado, desde varejo e restaurantes até indústrias, distribuidoras e prestadores de serviços. Por meio de uma plataforma moderna e intuitiva, a Inovar possibilita que o empreendedor realize a gestão de processos de maneira mais integrada, disponibilizando uma série de serviços imprescindíveis para muitos negócios, como controle de estoque, registro de novos clientes, controle de formas de pagamento, aplicação de descontos, gestão de SKU, aplicativo para vendas externas, plataforma e-Commerce e muitos outros.

Para Fabio Espindula, CEO da FEBA CAPITAL, o investimento não poderia ser mais estratégico. “A Inovar está sempre muito atenta às demandas de melhoria dos clientes e do mercado como um todo, o que vai de encontro não só ao propósito e atuação da FEBA CAPITAL, mas também ao momento de expansão no escopo de serviços disponibilizados para as nossas startups aceleradas. Com este investimento, esperamos aprimorar a gestão dentro desses negócios, assim como a escalabilidade da própria Inovar Sistemas, que atualmente prepara uma série de lançamentos para o mercado, além de um anúncio de parceria com um dos principais unicórnios do Brasil”, afirma o executivo.

Presente nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atualmente a Inovar Sistemas atende cerca de 900 clientes ativos, com planos de expandir o atendimento da marca para todo o Brasil em 2023.

Após o recente anúncio de investimento, a empresa registrou um aumento de 15% no quadro de funcionários e espera dobrar o número de integrantes do time até o ano que vem – um movimento que vem se repetindo, principalmente após a pandemia e que é uma ótima notícia para o desenvolvimento da região Sul do estado e para quem busca oportunidades de crescimento no Vale do Araranguá.

Segundo o CEO, Renato Pereira Carradore, a pandemia ocasionou diversas mudanças no comportamento do mercado e isso favoreceu a Inovar Sistemas, que conseguiu romper a barreira da distância e ampliou as vendas durante o período de isolamento social.

“A Inovar torna acessível, às pequenas e médias empresas, uma gestão consciente e eficaz, além de fomentar e diversificar os canais de vendas nesses negócios. Nossa expectativa com o investimento da FEBA CAPITAL vai muito em sentido à nossa expansão – tanto na parte comercial quanto operacional – e também com relação ao crescimento da empresa, já que a partir de agora teremos a oportunidade de contar com ainda mais ferramentas para atender cada vez mais clientes pelo Brasil”, explica Renato.

Com o novo investimento, a FEBA CAPITAL segue a sua estratégia de consolidação que é responsável por acelerar mais de 20 startups no mercado nacional. O último aporte liderado pela empresa foi destinado para a proptech goianiense MySide, que levantou o total de R$ 7 milhões com o objetivo de expandir o seu serviço de Buyer’s Agent – personal shopper imobiliário – para outros estados do país. Outras marcas, como Cobre Fácil, Leoa, Coalize, Abrahão (antiga Oimenu), Consolide, Atletis e Credoro – sendo as quatro últimas empresas araranguaenses – fazem parte do portfólio da Venture Capital.

“Mesmo em um período de retração no mercado de Venture Capital, estamos realizando essa nova aplicação no ecossistema de tecnologia e pretendemos, muito em breve, anunciar novas investidas no mercado nacional. Conectar nossas startups aceleradas, para que entrem no mercado um passo à frente de seus concorrentes, faz parte da visão estratégica da FEBA e já resultou em excelentes cases internos, como a integração entre Abrahão e Cobre Fácil, ou Cobre Fácil e Credoro.

Apesar de não serem todas de um mesmo segmento, elas têm uma sinergia que, em conjunto, impulsiona o desenvolvimento e aperfeiçoa tecnologias e processos já existentes dentro desses negócios. Uma excelente estratégia e que vem contribuindo com grandes avanços, tanto para a FEBA CAPITAL, quanto para as nossas startups aceleradas”, finaliza Espindula.

Sobre a FEBA CAPITAL

A Venture Capital americana, FEBA CAPITAL, é focada em investimentos e startups de diversos nichos, principalmente fintechs brasileiras. Fundada com objetivo de construir marcas de sucesso e escalar ideias utilizando tecnologias próprias, a FEBA é especialista em customer acquisition, fornecendo às empresas investidas, além do capital financeiro, acesso a conhecimento e percepções sobre design, tecnologia, construção de marca, desenvolvimento de negócios e growth marketing, bem como recursos de desenvolvimento.