Vinho queijo noite inverno
Vinho e queijo são a dupla dinâmica perfeita para as noites de inverno. 
Foto: Divulgação

As harmonizações entre queijo e vinho, que já conquistaram o mundo todo, agora chegam no Brasil. Isso porque a produção desses itens também tem aumentado no país.

Os já populares queijos Brie, Gorgonzola, Camembert, Gouda, Emmental, Parmesão e Grana Padano agora se apresentam aos brasileiros ao lado de um rol de queijos feitos por aqui, como os queijos Canastra, Serro, Tulha, Serrano e Minas.

Já são mais de 100 tipos de queijos artesanais sendo produzidos no Brasil.

Quanto aos vinhos, a produção nacional também tem surpreendido, principalmente na qualidade. Regiões como a Serra Gaúcha se destacam como bons produtores da vitivinicultura nacional, e os vinhos brasileiros já competem até mesmo com outros países em concursos internacionais.

Dentre os destaques nacionais, pode-se encontrar uvas como Syrah (produzida no nordeste), Tannat, Merlot, Chardonnay, Pinot Noir, Sauvignon blanc e Cabernet Sauvignon.

Como harmonizar queijos e vinhos?

Chegou a hora de combinar a dupla dinâmica de maior sucesso nas noites frias de inverno na região sul. Oferecer essa combinação pode ser uma boa ideia para receber os amigos ou a família. Então, que tal aprender a fazer boas harmonizações com queijos e vinhos?

Separamos algumas dicas para harmonizar queijos com diferentes tipos de vinho. Confira:

Harmonização com queijos leves

Os queijos leves harmonizam muito bem com vinhos brancos. Chardonnay, Sauvignon blanc e Riesling são boas uvas para acompanhar queijos como o Brie, Gruyére, a muçarela de búfala e até mesmo o queijo de cabra.

Harmonização com queijos intensos

Os vinhos tintos são ideais para acompanhar queijos de sabores mais intensos ou que sejam curados. Os queijos Canastra, Camembert, Provolone, Gorgonzola, Grana Padano e Roquefort são exemplos desse tipo de queijo. Para harmonizar, o ideal é apostar em vinhos doces, como o vinho do Porto, ou vinhos de colheita tardia.