Enrico sc tubarão covid
O bebê tubaronense Enrico apresentou anticorpos contra o Sars-CoV-2.
Foto: Talita Menegali

O bebê Enrico, nascido no dia 9 de abril na cidade de Tubarão, apresentou anticorpos contra o Sars-CoV-2, vírus responsável pela Covid-19, depois da mãe, ainda gestante, ter sido vacinada com duas doses da vacina CoronaVac.

O acontecimento chamou a atenção de especialistas, visto que este é o primeiro caso registrado em território brasileiro. Embora alguns outros episódios de imunização através da placenta tenham sido registrados em países como os Estados Unidos, com a utilização de outras vacinas, como a Pfizer.

O teste que comprovou a presença de 22% de anticorpos na amostra analisada, foi realizado dois dias após o nascimento de Enrico. A mãe do bebê, Talita Mengali Izidoro, médica e trabalhadora de um posto de saúde da região, foi vacinada com 34 semanas de gestação.

A prefeitura de Tubarão declarou que o bebê será acompanhado durante os próximos meses e passará por exames semelhantes, aos 3 e 6 meses de vida, para avaliar se os anticorpos seguem no sangue de Enrico.

Apesar de não ser surpresa que uma mãe vacinada possa passar anticorpos para uma criança pela transmissão placentária, em relação ao Covid-19, o acontecimento ainda é uma novidade e gera dúvida entre os pesquisadores, já que ainda não há registros da quantidade de anticorpos neutralizantes necessários para que um indivíduo esteja 100% imune ao Covid-19 ou, ainda, quanto tempo dura essa imunização.